sexta-feira, 8 de novembro de 2013

O CAOS, A VIDA

Teoria do Criacionismo
Foto: Reprodução




“Que o Filho dos Filósofos ouça os Sábios, unânimes em concluir que essa obra deve ser assimilada à Criação do Universo. No início, portanto, Deus criou o Céu e a Terra, e a Terra era inútil e vazia, e as trevas recobriam o abismo e o espírito de Deus era levado sobre a superfície das águas, e Deus disse: “Que se faça a Luz!” e a Luz se fez. Essas palavras bastarão aos filhos da Arte. É preciso de fato que o Céu seja parceiro da Terra no leito da amizade e do amor. Assim ela reinará com honra sobre toda a vida universal.”
Eyrénée Philalèthe, A Entrada aberta do Palácio fechado do rei


“Aqueles que, por menos que tenham ouvido falar das coisas naturais, sabem bem que no início do mundo Deus todo-poderoso separou teus Elementos do caos informe; que ele colocou a Terra no fundamento ou centro; que sobre tua terra ele colocou a água; sobre a água, o ar, e sobre o ar, o fogo. De tal forma que cada um tem sua sede e seu receptáculo, de onde não sai sem a ordem de Deus.”
Johann Rudolf Glauber, Tratado da Medicina universal


“A geração da Pedra se faz à imagem da criação do mundo: de fato é necessário que ela tenha seu próprio Caos e sua matéria-prima, na qual flutuam em estado de confusão os Elementos até que o espírito ígneo os separe e que, dos Elementos assim separados, sejam levados até as alturas mais leves e para os baixos mais pesados; que a luz, uma vez erguida, as trevas recuem; que as águas se reúnam e que surja a terra árida. Emergindo enfim sucessivamente os dois grandes astros, são produzidas na terra filosófica as virtudes mineiras, vegetais e animais.”
Jean d’Espagnet, A obra secreta da Filosofia de Hermes
(Todos os trechos foram retirados do livro
Filosofar pelo Fogo – de Françoise Bonardel).


Foto: Reprodução

Também, nos livros da trilogia do Rei Artur (Bernard Cornwell), um dos personagens, Nimue, em uma de suas conversas com o druida Merlin, ela disse que “os deuses não gostam da calmaria”. Que é no caos que tudo acontece, assim como fez Deus quando criou o mundo.  

É necessário desarrumar tudo, para que fique melhor acomodado. É assim, fora da ficção. Sempre há algo que sacode, que balança a vivência de cada um, para que se altere. Nada permanece do mesmo jeito para sempre. 


ARCANJO MIGUEL
É DO CAOS QUE AS COISAS SE FORMAM

Em uma de suas canalizações, Arcanjo Miguel fala sobre o caos: “É do caos que as coisas se formam, entendam. Simplesmente imaginem as pilhas caóticas de materiais em alguma construção nova. Essa bagunça é um edifício novo e lindo que o arquiteto tem em sua prancheta, aquele que ele vendeu aos seus clientes. Simplesmente é difícil reconhecê-los nesse momento. Então é isto que vocês estão vendo ao seu redor agora.”

Mas o que alertam sempre, é em relação ao envolvimento que cada um tem com o caos. Quanto menos se envolver com ele, melhor. Tanto externo ou internamente, ele aparecerá, o que muda é a forma de lidar com ele. Afinal, não há mudança desejada sem que algo pressione para que ela aconteça. Não é nada fácil entender isso, principalmente quando é na nossa vida que fica tudo de perna pro ar. Como escreveu em seu facebook uma modelo: “tá tudo coisado”.


O que se espera, é o surgimento do novo, assim que o caos se acomodar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário