sexta-feira, 15 de julho de 2016

PELO FIM DAS CARROÇAS NO BRASIL

"Os cavalos são usados de forma ininterrupta, sendo alugados pelo 'dono' para mais de um terceiro, levando os animais, em alguns casos, a trabalharem praticamente 24 horas por dia." 

Em página especial criada na Change.org, pessoas de todos os lugares do país participam do movimento pelo fim das carroças no Brasil.

Através de uma usuária dessa plataforma, que sugeriu conectar todos  num só movimento, a ideia foi abraçada e executada. “Por que não juntar todos os abaixo-assinados sobre este tema, para fazer mais pressão conjunta?”.

Há mobilizações focadas em cidades específicas e outras pedindo leis nacionais. Já são mais de 30 abaixo-assinados, com mais de 100 mil apoiadores. Por trás de cada um há uma história, como nos narra a equipe da Change.

A matogrossense Thaís Figueiredo, por exemplo, pede que as carroças sejam proibidas no estado do Mato Grosso. “Uma vez vi um animal levando tanta chicotada que veio para o outro lado da pista – e eu quase sofri um acidente”, diz Thaís. Ela dirige em Cuiabá, capital do estado, e está pedindo para o governador Pedro Taques uma lei contra a "escravidão" de cavalos.


ASSINE: Proíba carroças puxadas por animais em Cuiabá

O capixaba Marcus Maranhão, de Vila Velha (ES), fez um abaixo-assinado  para que o prefeito da cidade tome uma providência. "Os cavalos são usados de forma ininterrupta, sendo alugados pelo 'dono' para mais de um terceiro, levando os animais, em alguns casos, a trabalharem praticamente 24 horas por dia." Olha a foto que ele colocou na petição :(
ASSINE: Pelo fim das carroças em Vila Velha

Com esta ferramenta, a Change.org, é possível fazer e apoiar abaixo-assinados contra o uso de carroças puxadas por animais nas cidades do Brasil. A principal argumentação dos defensores de animais é que a proibição de "veículos de tração animal" evitaria maus-tratos, desnutrição e a escravidão de cavalos. Há um precedente: a cidade de Bauru (SP) aprovou uma lei proibindo esse tipo de transporte
Compartilhe para o movimento ganhar mais força!

"Nós, da Change.org, temos muito orgulho de sermos a maior plataforma de abaixo-assinados do mundo, com mais de 150 milhões de usuários em 196 países. A cada hora uma pessoa consegue uma vitória por causa da petição que criou no site – é muita coisa! Sabe por que isso acontece? Porque cada assinatura gera um email para o "alvo" do abaixo-assinado, que é estimulado a responder", explica.

"Você pode participar do movimento "Pelo fim das carroças no Brasil" de várias formas: assinando as petições, compartilhando no Facebook/WhatsApp e também criando sua própria mobilização. 

"O que você quer mudar? 

Pelo Fim das Carroças no Brasil

Obrigado por se importar!
Equipe Change.org






OUTRAS PLATAFORMAS
Fim das Carroças e da Exploração de Cavalos
PETIÇÃO24


"Sr.(a) Presidente:

Srs. Legisladores do Estado do Rio Grande do Sul e demais Estados do Brasil:

É lamentável a postura de grande parte dos seres "humanos e racionais". Só enxergam o seu umbigo, por isso suas vidas não progridem e nem suas mentalidades conseguem evoluir.

É óbvio que entendo a necessidade de trabalhar dos catadores de papel. Mas não posso concordar com o que a maioria deles faz com os cavalos: nem água dão muitas vezes. Cavalos magros, sedentos, cansados e punidos com relhos. Carroças com peso muito além do suportável.


É preciso acabar com esta pretensão do ser "humano" de se achar tão superior em relação a outros seres vivos como os animais.

Animais sentem fome, sede, dor, cansaço e tristeza também. Se precisam tanto dos cavalos para puxar as suas carroças e para os seus sustentos, por que não os tratam com dignidade? Os cavalos não são seus escravos.

Sou contra a exploração animal! Chega desta desculpa cansativa e esfarrapada de que o ser humano precisa sobreviver. Todos nós precisamos, mas não é por isso que temos o direito de desrespeitar e tratar mal os animais. Nesse caso, os cavalos!


Admiro os catadores que puxam suas próprias carroças. Esses sim são lutadores, trabalhadores e seres que respeitam os direitos dos animais.


 Também valorizo os catadores que tratam bem seus cavalos, não deixando-os passar fome (afinal pasto e água se encontra em qualquer lugar), não deixando-os sentir sede e lhes permitindo o merecido descanso à sombra.

Ser racional é saber e querer refletir para encontrar soluções. Acomodar-se é bem mais fácil, mas não leva a lugar nenhum.


Digo NÃO às carroças!!!

Senhores legisladores, por favor, lutem também para que possamos resolver esse problema. Precisamos urgente de soluções a curto prazo, por favor! Chega de escravizar os cavalos!!!

Amigos e amigas que amam, respeitam e protegem os animais, ajudem-nos nessa luta contra as carroças, pois como todos sabem, muitos cavalos carregam mais peso do que poderiam, ficam com sede, com fome e exaustos. E como se não bastasse, ganham relhadas no lombo para andarem mais depressa.

O que tem que andar depressa é a solução para acabar com essa escravização dos cavalos.

Nós seres humanos, estamos na natureza para auxiliar o progresso dos animais, na mesma proporção que os anjos estão para nos auxiliar. Portanto quem chuta ou maltrata um animal é alguém que não aprendeu a amar."

Sônia Silvino
Autora da petição


*Imagens: Reprodução




Admirai aquele soberbo cavalo que dois de vossos camaradas conduzem à égua que passiva o espera e arreda a cauda para recebê-lo. 
Observai como seus olhos chamejam. 

Ouvi seus relinchos. 

Admirai aqueles saltos, aquelas curvetas, aquelas orelhas em pé, aquela boca que Se abre com ligeiras convulsões, 
aquelas narinas aflantes bafejando inflamadamente, 
aquelas crinas que se empinam e esvoaçam, 
o movimento imperioso com que se lança sobre o objeto que lhe destinou a natureza.

Voltaire
Livro Dicionário Filosófico - AMOR


Nenhum comentário:

Postar um comentário