segunda-feira, 25 de julho de 2016

A IMPORTÂNCIA DAS ÁRVORES

Árvore da Praça da Árvore - Tiradentes/MG - Foto: Milk

Jardins são essencialmente refúgios meditativos, onde podemos estabelecer sintonia com a Unidade Cósmica através da contemplação da Natureza (leia mais sobre o jardim como um espaço sagrado aqui). Nesse santuário particular, podemos nos recuperar do estresse da vida moderna através da meditação. (Fonte: Jardim Cósmico)

“Uma árvore é o nosso mais íntimo contato com a natureza.” 
George Nakashima, madereiro


A IMPORTÂNCIA DAS ÁRVORES
-Uma grande árvore pode providenciar as necessidades de oxigênio para nossa existência

-Retém CO2
-Árvores podem reduzir a incidência de asma, câncer de pele e doenças relacionadas ao estresse, pois ajudam a diminuir a poluição do ar, promovem sombreamento e um ambiente atrativo, calmo e adequado para recreação
-Ajudam a reduzir em até 10% o consumo de energia por meio do efeito de moderação climática local
-Desenvolvem um papel importantíssimo no ecosistema pois são responsáveis por manter mais de 50% da biodiversidade
-Árvores reduzem poluição sonora e os ventos, mantendo umidade do ar e chuvas regulares
-Fornecem base para produtos como medicamentos e chás, além de frutas, flores, sementes, fibras, madeira, látex, resinas e pigmentos
-Promovem saúde dos solos e evitam erosão com suas raízes
-Beleza natural para nossos olhares e almas


 “VAMOS APRECIAR A NATUREZA E AS ÁRVORES DA MESMA MANEIRA QUE APRECIAMOS A ARTE”

Seres auto-sustentáveis que respeitam um ciclo de retirada e fornecimento de energia para o planeta.
Produzem seu próprio alimento e o conduzem por todo seu corpo, como nosso sistema sanguíneo.

Quando estão prontas para reproduzir a espécie, produzem flores, dão frutos e sementes, tudo num tempo de maturação único de cada espécie.
A noite, quando o sol se vai, suas folhas se fecham para adormecer.
Crescem e se desenvolvem a partir das referências sensíveis ao ambiente em que vivem,

Desde sementes sabem a sua missão, a essência do que serão na vida.

“Cada árvore é única na sua textura, cor, cheiro, folhas, flores e frutos, não tem frente e nem costas, crescem para todos os lados e continuamente, querendo abraçar e acolher todos que chegam à sua volta. Ela nos fornece alimento, ar, sombra e muitos materiais, com os quais podemos desenvolver incontáveis produtos aplicando nossa sabedoria e criatividade. Está sempre presente – como um símbolo maior, marcante e sábio.

Acompanham nossas histórias, gerações após gerações, nunca se fazendo indiferente à presença do ser humano, ao contrário, sempre nos dando muito do que necessitamos.
Porém, com o tempo, nós passamos simplesmente a tirar o que precisamos, sem medir as consequências do que deixaríamos para o futuro.

A humanidade aprendeu e cresceu muito pesquisando suas propriedades. As mais variadas religiões e culturas sempre valorizaram sua presença como ser vegetal de presença análoga à do homem. Desde pequenos sentimos e experimentamos as árvores em nossas vidas, mesmo que de uma forma inconsciente… Mas com a vida moderna das grandes cidades, nos transformamos em pessoas individualistas e fragmentadas criando uma cisão no nosso contato com a natureza.

A essência da beleza humana está protegida dentro da nossa alma, assim como uma semente que a árvore gera para se multiplicar. Todo nosso potencial e valores estão dentro dessa semente que temos que cuidar alegremente, dando condições para esses valores tão belos brotarem, crescerem e inspirarem… E podemos acessá-los através do cuidado, respeito e amor com outros seres da natureza!” – Texto de Juliana Gatti 





Nenhum comentário:

Postar um comentário