‘Religião é como um
vírus de computador’.
Dawkins, no Fronteiras do Pensamento
Richard Dawkins abriu a
temporada do Fronteiras 2015 traçando paralelos entre evolução e economia: o
biólogo descreveu a chamada corrida armamentista evolutiva
Um dia depois de conceder
uma entrevista
exclusiva a GALILEU no hotel em que estava hospedado em São Paulo, o
biólogo britânico Richard Dawkins palestrou para um auditório lotado no
Complexo Ohtake Cultural e abriu a temporada de 2015 do Fronteiras do
Pensamento na cidade. Na noite desta quarta (27), Dawkins usou vários exemplos
retirados da natureza para ilustrar um conceito que nos é familiar das aulas de
história, só que, neste caso, aplicado à biologia evolutiva. “Predadores e
presas estão amarrados a uma corrida armamentista, em que se empurram
mutuamente na mesma direção”, disse.
Assim como a obtenção de
soberania militar aumentaria as chances de uma nação sobreviver a uma guerra,
essa corrida evolutiva teria um único e inabalável objetivo - a sobrevivência
do indivíduo mais apto e a consequente transmissão de seus genes, bem-sucedidos
do ponto de vista da seleção natural, para as gerações seguintes.
Um dos casos utilizados
pelo biólogo na conferência é razoavelmente semelhante com a maneira como
descreveu a visão aérea de São Paulo, que chamou sua atenção momentos antes de
seu avião pousar. Em uma carta publicada
ontem no site de sua fundação, Dawkins comparou a cidade a outras megalópoles
parecidas dos Estados Unidos, onde existem alguns aglomerados de edifícios
altos cercados por áreas suburbanas menos verticalizadas.
“São Paulo é o oposto. Uma
floresta de prédios altos parece se estender de horizonte a horizonte, com
poucas clareiras pontilhadas. E a cena toda é enevoada com o que me foi dito
ser poluição”, escreveu. Um pouco como a especulação imobiliária paulistana,
que estimula a construção de prédios cada vez mais altos, a natureza opera um
processo semelhante nas florestas - se uma árvore cresce acima da média,
estimula o crescimento das demais. O motivo da competição, como não poderia
deixar de ser, é a sobrevivência.
Economia da sobrevivência
No contexto de uma floresta, quanto mais alta for uma árvore, maior será a quantidade de luz que vai receber e, portanto, produzirá mais alimento. Se as outras não crescerem também, vão ficar em regiões sombreadas e correm o risco de não sobreviver. “As árvores só são altas para serem mais altas do que as outras”, afirmou o cientista, entre comparações em que dizia que a economia natural é movida a energia solar e que, sob o ponto de vista econômico, a altura das árvores é um desperdício. “Elas crescem muito mais alto do que um planejador econômico recomendaria”, disse.
Ainda traçando paralelos,
como bom divulgador de ciência que é, Dawkins relacionou a situação com a de um
estádio - quando uma única pessoa se levanta, obriga todas as demais a se
levantarem também para conseguir enxergar. “Se ao menos todos concordassem em
se sentar, teriam a mesma vista e mais conforto”, apontou, em uma provável
referência ao tema geral do Fronteiras deste ano: como viver juntos?
Talvez para a decepção de
muitos que o assistiam, o polêmico biólogo só alfinetou os religiosos uma única
vez durante sua palestra. Ele citou um aspecto da corrida armamentista
evolutiva que “pode aborrecer os que gostam da teoria do designer inteligente”
- no caso do guepardo e da gazela, o primeiro parece ter sido desenhado para
caçar a segunda.
“De que lado está o
designer?”, provocou, arrancando risadas da plateia. Falando em guepardos,
outro aspecto explorado nas pontes entre economia e evolução foi a questão do
risco e da priorização de recursos na velocidade dos animais. “Pernas compridas
e finas são boas para correr, mas também para quebrar”, observou Dawkins. Para
a presa, uma perna quebrada pode significar o assassinato, e para o predador, a
morte pela fome.
Uma boa referência para
entender o que explicava, segundo o cientista, seriam as ideias do maior
teórico do liberalismo. “Se for pra fazer analogias econômicas, temos que
pensar na mão
invisível de Adam Smith”.
E as polêmicas?
Apesar de ter proferido
uma conferência interessante, foi na hora das perguntas do público que Richard
Dawkins trouxe à tona sua verve polêmica e apresentou algumas das reflexões
mais instigantes da noite. Quando questionado sobre sua posição a respeito do
aborto de fetos com Síndrome de Down, o biólogo reforçou que não condenava a
prática do ponto de vista ético, e um dos argumentos que usou para se
justificar foi que um grande número de mulheres recorriam ao procedimento
nesses casos. A polêmica surgiu
no ano passado depois da seguinte resposta de Dawkins no Twitter:
“Aborte [o feto com Down] e tente de novo. Seria imoral trazê-lo ao mundo se
você pudesse escolher”.
É claro que a declaração
provocou uma enxurrada de críticas e pegou bem mal, tanto que o cientista publicou
um texto logo no dia seguinte explicando melhor sua posição.
Basicamente, para ele, seria imoral do ponto de vista do sofrimento da criança.
Outra resposta polêmica a um questionamento da plateia foi, é claro, sobre
religião. Dawkins afirmou que “a religião é como um vírus de computador”, pois
se aproveita de traços psicológicos criados pela evolução que favoreciam a
sobrevivência dos nossos ancestrais, como a crença na sabedoria tribal e o
respeito pela autoridade. “Elas exploram os bons aspectos da maquinaria
cerebral humana, que são acreditar e obedecer”, disse.
Quanto ao seu “grau de
descrença”, em uma escala de um a sete, ele afirmou que está em seis. “Nenhum
cientista pode afirmar com cem por cento de certeza que algo não exista, porque
alguém pode achar evidências”, explicou. Mas não se engane: como acrescentou em
seguida, para o biólogo, Deus está no mesmo plano que os unicórnios e as fadas.
Quando indagado sobre se o ateísmo não é, em si, uma forma de fundamentalismo,
a resposta foi afiada. “Se alguém me mostrar evidências boas sobre a existência
de Deus, estou pronto para mudar de ideia - e isso não é fundamentalismo”.
Ao comentar o dado de que
40% da população dos EUA acredita que a Terra tenha sido criada há apenas 10
mil anos, Dawkins foi categórico, no melhor estilo Dawkins: “é como se uma
nação que está entre as maiores potências científicas mundiais fosse dividida
em duas espécies, sendo que uma delas é de ignorantes idiotas”.
Matéria postado em AUMMAGIC
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