quinta-feira, 18 de agosto de 2016

INFLAMAÇÃO DA LUA - COLOMBO JÁ DIZIA QUE ERA VERMELHO SANGUE

Aspecto da Lua às 18h20 de 18 de Agosto de 2016.
A NOITE É TODA DELA

"Olá, pessoal!

"Para quem viu a Lua nascer hoje, pôde notar sua cor avermelhada quando estava próxima ao horizonte. À media que a Lua ganha altura em relação ao horizonte, se torna mais clara e empalidece.

"Isso se dá devido ao efeito de refração atmosférica, uma vez que a luz de um objeto na altura do horizonte precisa atravessar mais ar até nossos olhos do que quando este objeto está no alto do céu. Como a atmosfera está presa à gravidade terrestre, se torna mais densa próxima a superfície.

"Hoje a Lua está na constelação de Aquário, região do céu sem estrelas de magnitude aparente expressiva e, portanto, não veremos nenhuma estrela próxima à Lua hoje. A noite é toda dela.

"Desejo a todos uma feliz noite de Lua cheia!" (O Guardador de Estrelas)


LUA DE SANGUE

• 18 de Agosto: eclipse penumbral da Lua Visível na Austrália e nas Américas. 
[mais
• 1 de Setembro: eclipse anular do Sol Visível no Congo, Madagascar e outros países do centro da África e no Oceano Índico. 
[mais
• 16 de Setembro: eclipse penumbral da Lua Visível no Oceano Pacífico, Ásia, Europa e África. 
[mais]


POR QUE SANGUE? Para o acadêmico, professor e autor Richard Friedman, “o sangue é o maior símbolo da vida. Ao usá-lo em rituais, os fiéis reforçam seu vínculo com a divindade e se purificam”. Ele ainda acrescenta: "Na interpretação cristã posterior, o próprio Jesus é considerado o sacrifício final, que limpa os pecados da humanidade de forma definitiva, o que dispensa a morte de animais.”

Aquela era a quarta viagem de Cristóvão Colombo. Ela começou com a saída em Cádiz, no dia 11 de maio de 1502, e o famoso navegador estava em companhia do seu filho Fernando e de Bartolomé de Las Casas.

Quase dois anos mais tarde, na Jamaica, os indígenas se recusaram a reabastecer o navio, comprometendo a jornada. Em maior número que a tripulação, entrar num conflito armado seria suicídio. Colombo, então, articulou um estratagema de outro mundo. 

Ele já havia folheado as efemérides e sabia que dali a três dias aconteceria um eclipse total da Lua. Ardilosamente, mandou reunir os nativos e os ameaçou, dizendo que seu deus, que habitava o céu, iria fazer a Lua desaparecer se eles não fornecessem os suprimentos de que precisavam. 

A maioria não acreditou, é claro. E até mesmo zombaram da audácia do homem branco. Mas na noite de 29 de fevereiro de 1504, no porto de Santa Glória, quase no meio da ilha da Jamaica, a Lua Cheia foi vista se erguer no horizonte e, pouco a pouco, desvanecer.

COLOMBO intimida os nativos na Jamaica. Gravura: Biblioteca Pública de Nova Iorque.

Os índios gritavam em socorro. Mas, para total desespero deles, Colombo apenas retirou-se para sua cabine e nada falou. Lá, secretamente usou sua ampulheta para medir a passagem do tempo e, quando percebeu que o eclipse atingira seu máximo e logo começaria a regredir, Colombo retornou triunfante. 

Deus estava disposto a perdoa-los, disse ele, e curar a Lua de sua inflamação, pois todos já haviam presenciado a sua cólera. Os indígenas logo se puseram a reabastecer o navio, felizes e obedientes. 

A “inflamação da Lua”, a qual Colombo se referiu segundo o relato de Fernando na biografia de seu pai, era uma clara referência ao vermelho sangue que muitas vezes a Lua se tinge no auge dos eclipses totais. 

A cor é resultado da dispersão da luz do Sol, que passa rasante pela atmosfera da Terra e termina por alcançar a Lua, que de outro modo permaneceria enegrecida até o eclipse terminar. 

Diferentes encarnados 
É CLARO QUE NEM TODOS os eclipses totais da Lua se enrubescem da mesma maneira. Sabendo disso, o astrônomo francês André Danjon (1890-1967) criou uma escala arbitraria que atribui um coeficiente de brilho relativo para cada aspecto que a Lua apresenta na totalidade. A “Escala de Danjon” é mostrada a seguir.

ESCALA DE DANJON   
 
Muito escuro
A Lua é quase invisível. Sua cor na totalidade é cinza ou castanho.
Escuro
Os detalhes do relevo são de difícil observação.
Vermelho-escuro
Observa-se uma mancha escura no centro da sombra e a zona exterior é clara.
Vermelho-tijolo
Sombra limitada por uma zona cinza ou amarela clara.
Alaranjado
Muito claro, com zona exterior luminosa e às vezes azulada.











Estudando mais de 150 eclipses da Lua detalhadamente, Danjon concluiu que havia uma correlação entre a luminosidade da Lua eclipsada e a atividade solar. Na sequência de um mínimo solar, por exemplo, a Lua fica mais escura na totalidade. Mas se o eclipse acontece próximo de um máximo solar, então a vermelhidão do satélite aumenta. 

Naturalmente, tal entendimento não estava disponível na época da descoberta da América pelos europeus. Nem para os navegadores, nem tampouco para os nativos. 

Mas repare como o conhecimento é transformador. Sem ele, fenômenos naturais como eclipses, chuvas de meteoros e mesmo eventos climáticos inusitados são frequentemente atribuídos ao sobrenatural – e com isso facilmente utilizados para manipular e até escravizar populações inteiras. 

É precisamente quando os identificamos como naturais – e procuramos compreende-los melhor – que nos tornamos realmente livres. 



Nem sempre os eclipses lunares 
A Lua pode se tingir de vermelho também por outros motivos que não um eclipse total. A foto ao lado, por exemplo, foi obtida 5 noites depois da Lua Cheia de junho de 2015.

O fotógrafo Aaron Seefeld não usou qualquer filtro quando apontou para a Lua no estado norte-americano de Minnesota. O efeito foi produzido pela fumaça de incêndios florestais no Canadá, que fizeram a Lua nem sequer aparecer quando ainda estava perto do horizonte. Quando surgiu, estava nesse tom vermelho profundo, e à medida que subia ficava alaranjada.

Erupções vulcânicas também podem deixar a Lua com uma coloração incomum. Dependendo do que esteja em suspensão na atmosfera, você poderá ver a Lua roxa, marrom ou quem sabe uma Lua Azul “de verdade”…


*Fonte: Zenite
*Imagens: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário