O menor percentual da série
histórica, no entanto, foi registrado em 2012, com 4,6 mil quilômetros quadrados
Vinícius Lisboa
Repórter da Agência Brasil
O desmatamento da Amazônia
Legal, no período de 1997 a
2013, chegou a 248 mil quilômetros quadrados, quase o tamanho do estado de São
Paulo, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os
dados são da pesquisa Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS),
divulgada hoje (19).
Segundo o IBGE, de 1991 a 2004 houve uma
aceleração no desmatamento da Amazônia Legal, que subiu de 11.030 quilômetros
quadrados para 27.772
quilômetros quadrados em apenas um ano. Desde 2004, a tendência se
inverteu, chegando a 4.571 mil em 2012. Em 2013, houve uma nova alta, para
5.843.
Nesse período, mais de 350
mil quilômetros quadrados foram desmatados, sendo 122.131 só no estado do Mato
Grosso.
A pesquisa também mostra
que entre 2005 e 2013 foram desmatados 89.158 quilômetros
quadrados, extensão que pode ser comparada a uma área equivalente à soma dos
estados do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. O número é menor que o de 1997 a 2004, quando foi
somada uma área de 159.078
quilômetros quadrados. Nesse caso, o total desmatado da
Amazônia Legal superou o estado do Amapá.
De qualquer forma, o
resultado da pesquisa mostra queda de 79,1% no desmatamento da região, quando
comparado ao período entre 2004 e 2013. Segundo o IDS, pelo menos 15% da
Amazônia Legal já foram desmatados.
Com mais de 85% da área
desmatada, a Mata Atlântica perdeu uma extensão total de 1.120 milhão de
quilômetros quadrados e contava com 163 mil quilômetros quadrados remanescentes
em 2012. A
área já destruída do bioma é maior que toda a Região Sudeste.
O Cerrado é o segundo
bioma brasileiro que mais perdeu área, pelo menos 1 milhão de quilômetros
quadrados a menos que sua área original, que hoje tem 50,9% do que já
representou.
Na Caatinga foram
desmatados 385.210
quilômetros quadrados em relação à sua área original. O
total desmatado dos Pampas foi 96.289 quilômetros .
O Pantanal perdeu a menor área em números absolutos: 23.159 quilômetros
quadrados, ou 15,4% de sua área.
Fonte: Agência Brasil
GAIA FALA DE SEU SEGUNDO CHAKRA
Por Suzanne Lie PhD
Em09 de junho de 2015
Em
O segundo chakra é energia feminina/influxo. É o lugar em seu corpo onde vocês se conectam com suas emoções, e SENTEM seus "instintos". Meu segundo chakra, a Amazônia brasileira, é também onde eu posso melhor SENTIR meu corpo, o planeta.
Enquanto o Monte Sinai é a minha base, a Amazônia brasileira é o meu útero. É o berço para minha vida. Todos os meus elementos, terra, ar, fogo e água são abundantes aqui e interagem livremente uns com os outros. Este paraíso de milagres desconhecidos está se sacrificando pela nossa transmutação. Todos os dias minha Amazônia morre. Choro sua perda profundamente, como deveriam chorar os seres humanos que a profanam. Mas não há vítimas aqui, porque tudo está dentro do Plano Divino.
A Amazônia, meu ventre, está realmente grávida do meu Corpo de Luz, que logo surgirá. Através da devastação de florestas, vegetais e animais selvagens, ela surgirá vitoriosa como a velha Fênix, dando renascimento ao nosso novo ciclo. Não chorem por sua perda, porque o meu segundo chakra é amor e o amor SEMPRE sobrevive.
SEGUNDO CHAKRA PESSOAL: O UMBIGO
O Segundo Chakra, regido por suas glândulas reprodutoras, é um par perfeito de meu Segundo Chakra, pois a Amazônia brasileira mantém muitos segredos de fertilidade e crescimento. Seu Chakra do Umbigo é o lugar onde vocês se conectavam com sua mãe através do cordão umbilical. Este cordão foi cortado no nascimento.
Peço para vocês conectarem esse cordão novamente, só que desta vez, ele estará conectado não com a sua "Mãe Biológica", mas com a sua "Mãe Terra". Tomem um momento para me SENTIR, Gaia, como a Mãe Natureza, ao conectarem seu cordão umbilical com meu útero na Amazônia brasileira.
Seu Segundo Chakra, e o meu também, é a área que exala paixão, gestação, nascimento e renascimento. Regido pelo elemento água, o Chakra do Umbigo também representa as suas emoções e "instintos".
Uma das bases da sua imensa criatividade é sua sensibilidade sensual, que registra suas reações emocionais à vida. Se vocês permanecerem intuitivamente sintonizados ao seu Segundo Chakra assim como ao meu, vocês vão se reconectar com seus instintos, intuições e antigas tradições pessoais e planetárias.
UNIÃO DE CHAKRAS
Peço-lhes para viajarem de novo ao núcleo do meu corpo para reconectarmos nossas Essências. Descendo, descendo, descendo, entrem no próprio ventre do meu corpo planetário. Quanto mais longe vocês viajam em meu núcleo, mais vocês voltam em sua infância. No final, vocês estão no meu ventre, e também no ventre de sua mãe biológica.
Ao subirem lentamente à superfície, vocês estarão subindo pelo seu canal de nascimento. Finalmente, vocês nascem novamente, desta vez em pleno coração da minha Amazônia brasileira. Inspirem os muitos aromas que pairam no ar úmido da minha selva. Ouçam os sons das minhas criaturas e vejam os inúmeros vegetais, muitos deles desconhecidos para a sua ciência. Sintam o meu calor úmido em seu corpo fazendo vocês crescerem até a maturidade.
Finalmente vocês são adultos de novo, só estão transformados. Eu sou sua Mãe, e vocês são filhos da natureza. Ao caminharem pela selva densa e ao lado dos muitos rios, vocês se sentem como UM com o seu ambiente. Vocês ouvem os sons e as vozes das criaturas da selva, SENTEM a sentido do AGORA em que vivem essas muitas formas de vida. Vocês escutam a chuva batendo no telhado de uma cobertura distante, enquanto avançam pelas trilhas na selva.
Sintam o seu eu vivo no meio da "Deusa Florescente", enquanto sua própria criatividade é ativada pela fertilidade do mundo ao seu redor. Acolham tudo que estão experimentando em seu corpo físico. Sintam a criatividade e a glória da Amazônia brasileira em seu próprio chakra do umbigo, enquanto permitem sua memória antiga reunir os muitos segredos para cura que estão ocultos nessa grande selva.
Tirem um longo momento para experimentar como o meu Corpo de Luz Planetário está sendo gerado nessa área. Sintam a gestação de seu próprio Corpo de Luz, enquanto dizem:
EU SOU Corpo de Luz
EU SOU Criação, EU SOU Nascimento
Através do Poder da Amazônia
Eu começo o NASCIMENTO do meu Corpo de Luz
e do Corpo de Luz Planetário.
Na verdade, eles estão se tornando UM, o seus corpos e o meu. Nós estamos unidos agora, Raiz com Raiz, Umbigo com Umbigo. Autorizem os segredos inexplorados, ocultos na minha Amazônia, da cura e do renascimento serem descobertos em sua vida.
Voltarei em breve para orientá-los na fusão de nosso Terceiro Chakra.
Sua Parceira no NASCIMENTO,
GAIA
Direitos
Autorais:
Tradução: Thais Villa
Revisão: Blog SINTESE http://blogsintese.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário