O AR É DEUS
“Do ar nascem todas
as coisas existentes,
as que foram e as que
serão,
os deuses e as coisas
divinas”
Provavelmente discípulo de Anaximandro e assim seguindo o espírito da Escola de Mileto, encontramos Anaxímenes. Além do fato de ter sido o mais jovem dos três, aparentemente nada se sabe de definitivo sobre as datas em que nasceu e morreu, sendo geralmente localizado no século V a.C.
Suas ideias, em geral, foram mais duradouras do que seus antecessores. Como Anaximandro, ele sustenta que há uma matéria básica, mas a vê na substância específica do ar.
Segundo Anaxímenes, é o ar (pneuma) a substância fundamental da Natureza (arqué), uma vez que é incorpóreo e se encontra em toda parte. Contrariando seus antecessores, considerava que à medida que a densidade do ar mudava, compunha todas as coisas.
"Da mesma forma como a nossa alma o ar nos mantém juntos, de forma que o sopro, bem como o ar, abraçam o mundo inteiro."
Ou seja, quando rarefeito, o ar se tornava fogo; quanto mais denso se tornava, o ar se transformava em vento e em água, terra e pedra, sucessivamente. Resumidamente, as diferentes formas da matéria que encontramos à nossa volta surgem do ar através de processos de condensação e rarefação.
Além disso, foi a sua teoria de condensação e da rarefação que realmente completou a visão milésia do mundo. Podemos ver nisso uma tentativa de encontrar, em um elemento de caráter invisível e incorpóreo, uma explicação abstrata da realidade física. Além do mais, como bem aponta Russel, na filosofia, o importante não são tanto as respostas, mas sim as perguntas. Por isso, a Escola de Mileto merece a sua fama. *Postagem: Ciência & História
Imagem representando simbolicamente o elemento ar. |
Anaxímenes de Mileto - Nascido em
Mileto ( 570—526 a.C.), fez importantes contribuições à filosofia da natureza e
à astronomia. Assim como se dá com os demais milesianos, praticamente nada se
sabe a respeito de sua vida.
Dedicou-se especialmente à meteorologia.
Foi o primeiro a afirmar que a luz da Lua é proveniente do Sol. Tudo provém do
ar, através de seus movimentos: o ar é respiração e é vida; o fogo é o ar
rarefeito; a água, a terra, a pedra são formas cada vez mais condensadas do ar.
Para ele, o princípio fundamental da
Natureza era o ar, e a própria alma era constituída de ar. A rarefação ou
condensação dessa substância primordial produzia as transformações do mundo e
até mesmo o calor e o frio eram determinados por esses fenômenos (frio =
condensação; calor = "afrouxamento" do ar).
As informações que te Cosmologia -
As informações que temos da cosmologia de
Anaxímenes são escassas e, por geral, manifestam opiniões bastante ingênuas.
Assim, a terra, o sol, a lua e os demais astros ígneos cavalgam sobre o ar e
são planos.
Os astros não se movem de baixo da terra,
mas ao redor dela “como gira um chapéu ao redor de nossa cabeça”.
O sol gira ao redor da terra em um plano
horizontal e se oculta porque o cobrem as partes mais elevadas da terra e
porque aumenta a distância em relação a nós
Em outras ocasiões suas opiniões se
acercam mais da verdade que as de seu mestre Anaximandro.
Assim mantém a tese de que a lua refletia
a luz do sol, que os eclipses do sol e de lua acontecem quando estes corpos são
ocultados por outros corpos celestes.
(Fonte: Civilização
Grega)
Anaxímenes achava que a Terra, o Sol, a
Lua e os demais corpos celestes eram planos e flutuavam no ar. Além disso,
todos os corpos celestes haviam se originado da Terra e se moviam em torno dela
(sistema geocêntrico).
A Terra, acreditava Anaxímenes, foi
formada primeiro, e dela, ergueram-se as estrelas, dando a impressão de que
estas são rarefações do fogo. A Terra era plana e boiava no Ar. O
Sol também era “plano e largo como uma folha” e caminhava através do Ar.
Anaxímenes diz que o ar é infinito,
envolve todo o cosmos, parece não ter limites e ocupa uma vasta região do mundo
já desenvolvido e penetra todas as coisas.A onipresença extensiva do
ar empírico é maior que da água, além de ser um princípio ativo
e em movimento (empurra os barcos, movimenta as ondas etc.)
Em segundo lugar o ar
tem caráter divino. Anaxímenes diz que o ar é Deus e se compara
com a alma. O ar constitui a matéria adequada pra o racionalismo do grupo
de transformações.
Principais fragmentos:
· “Do ar nascem todas as coisas
existentes, as que foram e as que serão, os deuses e as coisas divinas”
· “ O ar é Deus”
· “ O ar contraído e condensado
da matéria é frio, e o ralo é frouxo e quente. Como nossa alma que é ar,
soberanamente nos mantém unidos, assim também todo o Cosmo, sopro e ar mantém”.
*Postagem: Mundo
da Reflexão
*Imagens: Reprodução
Anaxímenes e o Ar - Filosofia 3
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